1º dia - Roda de conversa reúne empreendimentos

Quase duzentos companheiros e companheiras participaram do evento Roda de Conversa organizado pelo Centro de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps/Proex/UFU), pela Central dos Movimentos Populares (CMP) e pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social  (SEDESE/MG) na noite de sexta-feira (31) na Câmara Municipal. Estiveram presentes, fortalecendo a luta pela construção de uma nova Economia para a classe trabalhadora, diversos empreendimentos de Uberlândia e da região o que engrandeceu ainda mais o evento.
Também participaram do evento, representantes do legislativo local, o Vereador Marquinhos Mega Box que deu total apoio ao evento, o deputado estadual Professor Neivaldo, representantes da SEDESE-MG, o assessor Ramon Ramalho e a coordenadora local Gleide Starling Diniz, o Coordenador Geral de Comércio Justo e Crédito da Secretaria Nacional de Economia Solidária, Haroldo Mendonça, e um representante da prefeitura municipal. A Universidade Federal de Uberlândia foi esplendidamente representada pela Professora Glaucia Carvalho Gomes, Diretora de Extensão da Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UFU, também representando a Pró-Reitora Dalva Maria de Oliveira Silva e o Reitor da Universidade, o Professor Elmiro Santos Resende,  e na sequência falou a professora Kárem Cristina de Souza Ribeiro, diretora da Faculdade de Gestão e Negócios da UFU, que tem uma contribuição muito importante nas ações do Cieps.
Também fizeram parte da mesa de trabalhos representante dos empreendimentos populares solidários de Uberaba o Sr. José Eustáquio, o representante nacional da Central dos Movimentos Populares, Afonso Magalhães e o representante da CMP local,  o companheiro Abrahão Nunes.
Logo após o encerramento das falas, representantes do movimento social fizeram uma posse popular para a professora Cristiane Betanho que foi eleita no mês de maio deste ano como coordenadora do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários - Cieps/Proex/UFU). A professora Cristiane também recebeu homenagem dos movimentos de luta pela terra e emocionada agradeceu e apontou o "grande desafio de trabalhar com e para os movimentos, de maneira a construir a solidariedade na classe trabalhadora nas práticas de nossas ações".
Na sequência o Coordenador Geral de Comércio Justo e Crédito da SENAES, Haroldo Mendonça proferiu uma palestra sobre o Mapa da Economia Solidária no país, apresentou os desafios e possibilidades que os movimentos devem enfrentar para a construção de uma economia que atenda os interesses da classe trabalhadora.
Todas e todos os presentes, alunos da universidade, trabalhadores e trabalhadoras dos empreendimentos populares e de outros setores que estiveram presentes demonstraram que desejam construir juntos um mundo mais solidário, e é assim que a classe trabalhadora caminha para um mundo melhor, realizando a solidariedade na prática de nossas ações.