Moda de Viola enaltece a cultura local na UFU

Fim do aniversário com sucessos antigos da música raiz
Por: Ana Eliza Barreiro e Maria E. de Sá
28/11/2016
 
A música de qualidade ultrapassa as barreiras do tempo. Durante as canções de letras puras e o som das violas, quem assistia ao show ou participava da feirinha era levado para outro lugar... Um cheiro de mato, o calor do fogão a lenha e uma paisagem rural guardada no canto da memória retornaram embalados nos acordes. A música raiz que ecoou pela UFU na manhã do dia 26/11 teve o poder de alegrar os mais novos e trazer uma boa e velha saudade para os antigos.
 
A moda de viola foi tocada por amigos e famílias, trazendo a tona os sentimentos e demonstrando que a solidariedade se faz na prática, seja na economia solidária ou pela arte e cultura. Os cantores e compositores doaram seus talentos para emocionar a todos. A índia Catarina, Tupinambá, artesã da feirinha que comercializa cremes, sabonetes e óleos naturais subiu ao palco e compartilhou sua música. Músicas das raízes camponesas, que por muitas vezes acompanharam a lida e deram força as mãos suadas pela enxada, são hinos da nossa gente; hinos de quem cresceu com a terra e com carinho  alimenta a cidade.
 
Enivaldo Tavares foi quem organizou este evento. Radialista há anos, sempre apreciou a música de qualidade. Cliente desde o começo da feirinha se tornou amigo de quem participa do projeto e descobriu que aqueles sábados no CC eram também momentos de encontro e afeto. Por isso, Tavares criou este evento: Música raiz para quem vive a realidade do campo, planta e colhe vida. O resultado foram olhos marejados pelas lembranças, sorrisos de reencontro de amigos, abraços e apreciação pela boa música.
 
Os eventos de aniversário foram encerrados em grande estilo. Assista algumas canções apresentadas:
 
A Tristeza do Jeca: https://youtu.be/Wx9FoqUcrsY
Colcha de Retalhos: https://youtu.be/uW7dsc8KmZg
Chico Mineiro: https://youtu.be/IyLW9irfPaA
Chuva na Janela:
https://youtu.be/r8-ygS_ioFU