Agroecologia em pauta na UFU

Em visita, cooperativa Coomap propõe somar experiência de práticas sustentáveis para a agricultura da região de Uberlândia e inicia parceria com incubado do Cieps
            A agroecologia é uma tendência de produção, que precisa de investimentos nas áreas de pesquisa e extensão. Portanto, o Grupo Universitário de Agricultura com Responsabilidade Ambiental e Social da UFU (Guarás), com o apoio do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps), pretende implementar o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA).
            O Cieps é vinculado à Pró Reitoria de Extensão da UFU e desenvolve atividades para a incubação de empreendimentos populares no viés da Economia Solidária, com o objetivo de gerar trabalho e renda para a população carente. Portanto, o propósito deste novo projeto a ser incubado é desenvolver ações educativas, voltadas para a transição agroecológica e a capacitação de comercialização dos produtos orgânicos, nas comunidades de reforma agrária.
            Visando a potencialização do uso sustentável dos recursos naturais, baseado nos princípios da agroecologia, o Cieps intermediará a visita da Cooperativa Multidisciplinar de Assistência Técnica e Prestação de Serviços Ltda. (Coomap) nos dias 18, 19 e 20 de julho. Os assentamentos no entorno de Uberlândia irão receber a cooperativa para que ela conheça os lotes de produção, acompanhe a colheita e entrega de alimentos para Merenda Escolar Prefeitura Municipal de Uberlândia e proponha atividades agroecológicas.
            Com referência nos movimentos populares, a cooperativa Coomap de Montes Claros em Minas Gerais surgiu em 1994, com a necessidade de buscar alternativas de trabalho que contribuíssem para o desenvolvimento social. Diante disso, a experiência técnica que a Coomap conquistou na área das práticas agroecológicas é fundamental para a troca de saberes com o Guarás, transmitindo ao grupo local outros subsídios de conhecimento na produção de alimentos orgânicos.
            O lançamento oficial do NEA será realizado no dia 19 de julho, para a exibição da proposta do projeto. Além disso, haverá espaço para apresentação da equipe do Cieps, como bolsistas, professores e demais profissionais que fazem parte da Incubadora. A recepção com o café da manhã será a partir das 9h, no Bloco 5O Anfiteatro C do Campus Santa Mônica da UFU.