Debate sobre Agroecologia acontece em acampamento MLST

Alunos de agronomia visitam famílias participantes do projeto do CIEPS

Por: Ana Eliza Barreiro
20/02/2017

Neste domingo, 19/ 02, alunos da disciplina de Extensão Rural de agronomia de Monte Carmelo tiveram roda- de- conversa e aula sobre agroecologia no acampamento Lucilene Fernandes, do Movimento de Libertação dos Sem- Terras (MLST), localizado na área conhecida como Carinhosa em Uberlândia. A docente responsável pela atividade foi Adriane de Andrade Silva, do Núcleo Agroecológico do Cerrado Mineiro (Nacem), que propôs a visita para a ampliação do olhar sobre o trabalho rural e a importância da preocupação com a natureza. “A visita a locais em transição agroecológica é necessária principalmente para mostrar que há possibilidades para além da agricultura tradicional” acredita.
O acampamento tem 60 famílias na luta. José Rubens Laureano da Conceição, militante e agricultor em transição agroecológica, recebeu os alunos em sua casa, onde explicou a história do movimento além da produção sem agrotóxicos que realiza. Para Laureano, é essencial que os futuros agrônomos conheçam a realidade dos Sem- terras. “Hoje é possível vermos um acampamento produzindo riquezas e trabalhos, e é importante desmitificarmos qualquer preconceito de que os Sem- Terras são desocupados”, José Rubens desabafa enquanto caminha por suas plantações.