Vídeos

Feirinha Solidária da UFU edição especial de Natal

E a Feirinha Solidária da UFU edição Natal foi um sucesso e você, nosso amigo consumidor, foi nossa estrela principal.
Agradecemos pelo apoio durante todos esse ano e sempre e, ressaltamos sua importância nesse ciclo de ressignificação de valores, onde entendemos que o consumo consciente, a valorização do trabalho de quem planta, de quem colhe, de quem produz, valorização da agricultura familiar, das mãos das mulheres artesãs, da nossa cultura, da essência do ser humano.
Sim! Um outro ser humano é possível!

 
 
Sabe-se que o desenvolvimento educacional compreende um conjunto de formação complexo e desafiador. O aluno é submetido a aprendizados da primeira infância até o ensino superior, no entanto, muitas das vezes, torna-se um agente passivo nesse ciclo. Sendo assim, a iniciação científica é extremamente válida para a participação efetiva desse estudante, que a partir do ensino fundamental pode inserir-se em um contexto de descobertas, tornando-se um agente ativo na sua formação e um ser social crítico e participativo.
 

O GEPIT, Grupo de Estudos, Pesquisas e Inovações Tecnológicas, então, atua com esse princípio desde 2014 quando foi concebido, que em meio a dificuldades conseguiram promover a iniciação científica na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA / UFU). O grupo tem participação em feiras internacionais e nacionais, é reconhecido pela Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica (AMPIC), pela Instituto Brasileiro de Iniciação Científica (IBIC), pelo Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de ser certificado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
 

É sabido também que o aluno quando realiza pesquisa ainda na educação básica consegue aprimorar sua capacidade argumentativa, textual, de síntese, a curiosidade, a vontade por entender novos assuntos. Bem como a possibilidade de fazer pesquisa antes do ensino superior, momento em que essas atividades são recorrentes.
 

O projeto "Projetos de Economia Popular Solidária Incubados no Cieps/UFU: Análise da Feira Solidária e Família de Agricultores" é desenvolvido por alunos do 6º ano da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA-UFU) que   participam da pesquisa científica sobre a Economia Popular Solidaria (EPS), realizada em parceria com o CIEPS/UFU. Esse projeto compõe uma das pesquisas desenvolvidas no Grupo de Estudos, Pesquisas e Inovações Tecnológicas (GEPIT), grupo que tem como eixo a Sustentabilidade em trabalhos de Iniciação Científica Júnior, com estudantes da Educação Básica.
 

Considerando o desenvolvimento da pesquisa, cujo pilar é a Economia Popular Solidária, inicialmente buscou-se entender melhor sobre este tema, analisando que antes seria necessário compreender os conceitos de economia e economia capitalista. Orientados pela pergunta de pesquisa "Quais são as etapas e os impactos do desenvolvimento de um projeto com base na Economia Popular Solidária incubado pelo Cieps/UFU?", tem-se o desenvolvimento do estudo considerando o objetivo de  investigar quais são as etapas e os impactos do desenvolvimento de um projeto com base na Economia Popular Solidária encubado pelo Cieps/UFU.
 

O trabalho vem sendo realizado ao longo do ano de 2020, apesar da pandemia obtiveram-se resultados significativos com o estudo, divulgados em eventos científicos por meio de artigos, resumos e relatórios, além da apresentação e elaboração de vídeos.

E no CIEPS teve Carnaval também, na Feirinha Solidária da UFU , com direito a músicas de diversos estilos, de samba-enredo a Paralamas do Sucesso, muita conversa boa, bolo de limão delicioso, produtos orgânicos de qualidade, descontração, suquinho de acerola e venda da cerveja artesanal Comuna, projeto também com o apoio do Cieps.

Você perdeu?
A Feirinha acontece todos os sábados, no Centro de Convivência do Campus Santa Mônica, de 08 às 12h.

Neste vídeo discursam Helder da Silveira, Pró- Reitor de Cultura e Extensão UFU, e José Rubens Laureano,FREPS.

Um Novo Homem é Possível em uma Nova Economia. É isso que aqueles e aquelas da Feira Regional sonham, e é por isso que lutam diariamente por uma alternativa no sistema, propondo novas formas de mercado. Viver e trabalhar dignamente é um direito, e por tanto, no dia do trabalhador, essa homenagem se faz tão necessária. 
Também veja a Galeria de Fotos (aqui) deste momento.   

Nesta segunda, 19/03, foram entregues cinco máquinas roçadeiras para serem compartilhadas entre os trabalhadores agroecológicos que participam da feirinha solidária da UFU. Estes instrumentos agrícolas tem alta potencia de energia e por isso podem auxiliar no melhoramento do tempo e da força de trabalho. As roçadeiras à combustão (gasolina) da marca Stihl foram adquiridas por recurso do CNPQ, enviado para o desenvolvimento de projetos do CIEPS. * Correção: No vídeo há uma pequena confusão com a data, corrigindo, a entrega das máquinas foi realizada no dia 19/03, segunda.

O filme faz parte da campanha permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida. 
Essa obra documental de Silvio Tendler, 2014, é uma continuação de" O Veneno está na Mesa I". Essa edição mostra as barreiras contrárias ao agronegócio e a indústria de agrotóxicos pelo Brasil. A agroecologia e agrofloresta são atividades que repensam a ligação do homem com a natureza.
No mês de aniversário da Feirinha Solidária do CIEPS podemos relembrar qual a nossa importancia na região enquanto uma alternativa de saúde e consciencia ambiental. 

Páginas