Projeto de Economia Popular Solidária CIEPS UFU: Análise da Feira Solidária e Família

Video: 
Linha fina: 
Iniciação científica na Educação Básica formação de pesquisadores mirins

 
 
Sabe-se que o desenvolvimento educacional compreende um conjunto de formação complexo e desafiador. O aluno é submetido a aprendizados da primeira infância até o ensino superior, no entanto, muitas das vezes, torna-se um agente passivo nesse ciclo. Sendo assim, a iniciação científica é extremamente válida para a participação efetiva desse estudante, que a partir do ensino fundamental pode inserir-se em um contexto de descobertas, tornando-se um agente ativo na sua formação e um ser social crítico e participativo.
 

O GEPIT, Grupo de Estudos, Pesquisas e Inovações Tecnológicas, então, atua com esse princípio desde 2014 quando foi concebido, que em meio a dificuldades conseguiram promover a iniciação científica na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA / UFU). O grupo tem participação em feiras internacionais e nacionais, é reconhecido pela Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica (AMPIC), pela Instituto Brasileiro de Iniciação Científica (IBIC), pelo Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de ser certificado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
 

É sabido também que o aluno quando realiza pesquisa ainda na educação básica consegue aprimorar sua capacidade argumentativa, textual, de síntese, a curiosidade, a vontade por entender novos assuntos. Bem como a possibilidade de fazer pesquisa antes do ensino superior, momento em que essas atividades são recorrentes.
 

O projeto "Projetos de Economia Popular Solidária Incubados no Cieps/UFU: Análise da Feira Solidária e Família de Agricultores" é desenvolvido por alunos do 6º ano da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA-UFU) que   participam da pesquisa científica sobre a Economia Popular Solidaria (EPS), realizada em parceria com o CIEPS/UFU. Esse projeto compõe uma das pesquisas desenvolvidas no Grupo de Estudos, Pesquisas e Inovações Tecnológicas (GEPIT), grupo que tem como eixo a Sustentabilidade em trabalhos de Iniciação Científica Júnior, com estudantes da Educação Básica.
 

Considerando o desenvolvimento da pesquisa, cujo pilar é a Economia Popular Solidária, inicialmente buscou-se entender melhor sobre este tema, analisando que antes seria necessário compreender os conceitos de economia e economia capitalista. Orientados pela pergunta de pesquisa "Quais são as etapas e os impactos do desenvolvimento de um projeto com base na Economia Popular Solidária incubado pelo Cieps/UFU?", tem-se o desenvolvimento do estudo considerando o objetivo de  investigar quais são as etapas e os impactos do desenvolvimento de um projeto com base na Economia Popular Solidária encubado pelo Cieps/UFU.
 

O trabalho vem sendo realizado ao longo do ano de 2020, apesar da pandemia obtiveram-se resultados significativos com o estudo, divulgados em eventos científicos por meio de artigos, resumos e relatórios, além da apresentação e elaboração de vídeos.