Vem Aí: Você no Campo

No mês do aniversário da Feirinha Solidária o CIEPS te leva para conhecer a produção agroecológica

 
Você já parou para pensar como é uma plantação agroecológica?
 
Ou ainda,  já teve a oportunidade de conhecer quem é que produz os alimentos que você consome?
 
Sabemos que muitas vezes desconhecemos a origem das frutas, legumes e verduras que colocamos na mesa. Na correria do dia- a- dia é complicado pensar da onde vem nossos alimentos, e ainda, quem é que os plantam. Também sabemos o quanto é importante a qualidade da alimentação para o bem- estar na vida das pessoas. Afinal, comer bem é elemental para mantermos a saúde equilibrada. 
 
Mas, infelizmente isso não esta acontecendo para a maioria das famílias. O Brasil é um dos países líderes em uso de agrotóxicos em plantações. Segundo dados da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em 2013, 64% dos alimentos estavam envenenados por esses químicos. De 2007 à 2014 foram registrados 34.147 contaminações pelo MS/ DataSUS. Isso significa que além dos impactos ambientais, esse procedimento de utilização de agrotóxicos compromete a alimentação de grande parte da população. Essas substancias nocivas estão diretamente ligadas ao desenvolvimento de câncer e outras enfermidades. 
 
Dica: O dôssie ABRASCO sobre os problemas da indústria de agrotóxicos está disponibilizado e pode te ajudar a entender mais sobre essa questão preocupante.
 
Em contrapartida a essa onda crescente de violação ao meio- ambiente e a naturalização do veneno que colocam em nossas mesas e de nossas famílias, existe a AGROECOLOGIA. Esse movimento envolve não apenas uma nova forma de cultivo e manejo, sem exploração intensiva da terra, mas sim uma maneira dferente de encarrar a vida e a sociedade. O respeito e a solidariedade são os pilares dessa concepção que envolve consciencia ambiental, produção sustentável e cuidado com a nutrição de qualidade. 
 Sendo assim, o CIEPS te leva para conhecer de perto quem é que trabalha e como são as terras agroecológicas.
 
Então não perca a oportunidade de aprender com o casal,  senhor Gerônimo e dona Catarina, que há uns anos resolveram fazer a transição agroecológica. A chacára deles está de portas abertas para quem quiser conversar e entender quais as diferenças com a produção tradicional. Além de tudo eles também desenvolvem um projeto de manejo de frangos e galinhas caipiras seguindo os príncipios de abate humanizado.  
 
A saída para as Chácaras Douradinho ocorrerá na sede do CIEPS ás 08h00 no dia 15de Novembro.