Reitor da UFU prestigia a Feira Regional Solidária

O Evento no dia do Trabalhador se tornou sucesso

A Feira Regional de Economia Solidária, que oconteceu no dia 30 de abril e 1 de maio na Universidade Federal de Uberlândia, reuniu os trabalhadoras e trabalhadores da região do Triângulo Mineiro e Alto da Paranaíba que lutam por uma nova pespectiva de economia digna para todos. Este evento, organizado pelo FREPS, Fórum Regional de Economia Solidária, em parceria com o CIEPS e Pró- Reitoria de Extensão e Cultura da UFU, foi um ato de resistência frente ao sistema de exploração do trabalho.

Para José Eduardo Fernandes, membro da coordenação do FREPS, a Feira é uma oportunidade de homenagear aqueles que participaram de combates históricos, por vezes sangrentos, em prol de direitos trabalhistas. Para ele, este evento é também um momento de relembrar que se deve seguir lutando. "Não podemos esquecer que essa feira foi organizada em um dia de consciência de classe. É um dia para pensarmos em nosso país hoje e na força política contra nossa classe, com ataque a previdência social e leis trabalhistas", diz.

Durante os dias 30 de abril e 1 de maio inúmeras pessoas fizeram questão de apoiar os agricultores e artesãos enpenhados em trazer seus melhores produtos, e em tornar essa data um momento especial de partilha e amizade. Entre aqueles prestigiando a Feira estava Valder Steffen, reitor da UFU, apoiador desta organização dentro da universidade.  Em clima descontraído Valder aproveitou para conhecer os trabalhadores ali presentes e dialogar com os coordenadores do FREPS e da Feirinha Solidária.

Helder Eterno da Silveira, pró- reitor de extensão e cultura, um dos braços direitos no apoio para a conquista do espaço cedido, acredita que a função da universidade é ser aberta para todos. Para Silveira é importante que os muros acadêmicos sejam ultrapassados, e por isso, promover um evento de resistência proletária é exercer a democracia e proporcionar novas discussões no ambiente universitário. " A universidade pública é um espaço para todos, engana-se quem pensa que é destinada apenas ao conhecimento de alguns. É um lugar para os movimentos sociais, para agricultores, dos artesãos. Esta universidade é do povo", afirma.

Confira as galerias de foto da Feira Regional de Economia Solidária:
Galeria I (aqui)
Galeria II (aqui)