Cieps promove iniciativa cultural em Eldorado

                O Assentamento Eldorado, situado a aproximadamente 40km de Uberlândia/MG, recebeu, no dia 31 de junho, a visita do pessoal do Cieps e voluntários para ajudar na divulgação de cultura como pintura, colagens, teatro, atividades de dança e capoeira.
                O grupo de teatro Artimanha apresentou, na parte da tarde, a peça A Luta da Terra do Nunca, realizada com sucesso e bem apreciado por seus espectadores. A obra mistura elementos da história original de Peter Pan, porém em uma nova aventura, onde Wendy e seus irmãos partem junto com o herói para ajudar as pessoas do assentamento contra o terrível Capitão Gancho, configurando-se como um poderoso latifundiário que utiliza agrotóxicos em massa, prejudicando o meio ambiente, e as pessoas residentes do assentamento.
                Ao longo da peça pude captar alguns elementos que não só enriqueceram o espetáculo, como também o tornou mais próximo e agradável às pessoas presentes. O personagem de maior destaque, interpretado por Felippe Alves, intitulado como “O Contador de Histórias”, traz em seu diálogo a simplicidade e a sabedoria de um viajante que percorreu muitas fazendas, apoiando-se num sotaque de um genuíno caipira mineiro. Ao interagir com o público, este gerou um clima amistoso e confortável com as pessoas presentes. Logo no início o Contador se dirige à plateia para dar nomes aos seus sobrinhos e mais tarde convida as crianças para interpretarem os meninos perdidos de Peter Pan, decorando as crianças com diferentes chapeis coloridos.
                O espetáculo trouxe ainda curiosidades que mexeram com as crianças e adultos presentes no local. José Renato Resende, ator que interpretou Capitão Gancho na peça, pôde demonstrar certo contraste entre ficção e realidade. O calmo e bem humorado artista surpreendeu a todos com a sua performance ao encarnar um personagem que era exatamente o seu oposto, provocando até um certo receio nas crianças que assistiam o teatro, pois aquele rapaz de voz calma e serena veio a causar alguns arrepios no público infantil ao acentuar a gravidez de seu timbre e esboçar expressões rudes.
                Outra curiosidade interessante foi a escolha da atriz Natália Padilha para assumir o papel de Mr. Smee (ou Sr. Smee), desajeitado ajudante e braço-direito de Capitão Gancho, ao qual em clássicas reproduções da peça de Peter Pan, é do sexo masculino. Apesar dessa opção, a própria Padilha refletia em suas características físicas de figurino os detalhes mais condizentes com o personagem, como os óculos e a roupa listrada de branco e vermelho. Suas feições propositalmente “bobas” trouxeram boa comicidade à peça.
                O humor da peça foi ainda incrementado por Venancio Leodoro, ator de Peter Pan, com as suas caras e bocas. Na apresentação, o personagem tão corajoso e impulsivo logo se acovardava com a chegada de Capitão Gancho em cena. Outro fator que trazia mais risos ao público era o fato de Leodoro ser mais alto que José Renato, contribuindo para esse contraste.
                No fim da peça, O Contador faz uma conclusão explanando que o assentamento, assim como acontece na história de várias pessoas e fazendas pelo Brasil, era a “Terra do Nunca”, enquanto não se resolvia a situação com o governo, mas que agora com a aprovação do mesmo esta seria de agora em diante a “Terra do Sempre”.